Exercícios de Taxonomia

01. (UEA) A cidade ainda acordava quando eles atravessaram o rio. Vieram num bando de 200 indivíduos e invadiram ruas, quintais e casas. Não demorou muito tempo para o primeiro cidadão pegar sua espingarda e disparar o primeiro tiro. … Quando a normalidade foi restabelecida, mais de 100 porcos do mato, ou queixadas, jaziam por todos os lugares. No fim da tarde, formou-se uma fila em frente à prefeitura para receber a carne. Amontoados, os animais eram partidos ao meio e distribuídos para as famílias mais necessitadas. … Essa não foi a primeira vez que Santa Rosa do Purus (AC) sofreu um ataque de queixadas. Os animais estão no habitat natural. Os homens é que foram chegando aos poucos, ergueram casas, abriram ruas, mudaram a paisagem da região.

(Jornal Página 20, Rio Branco, AC. 27.10.2008.)

Os queixadas, ou porcos do mato, referidos no texto acima, pertencem à espécie Tayassu pecari. São parentes de outra espécie sul-americana, o cateto (Tayassu tajacu) e de uma espécie que ocorre na África e Europa, o javali (Sus scrofa). Este último, domesticado, deu origem ao porco doméstico Sus scrofa domesticus. Considerando que a taxonomia desses animais reflete sua história evolutiva, a árvore filogenética que melhor os representa é:


02. (UDESC) Em relação às algas diatomáceas, assinale a alternativa correta.

a) eucariontes do reino monera.

b) multicelulares.

c) aclorofiladas com cloroplastos.

d) eucariontes do reino protista.

e) eucariontes do filo das euglenófitas.

03. (UFT) Em um trabalho de campo, realizado na Serra do Lajeado no município de Palmas, foram coletados alguns organismos invertebrados. Esses foram identificados, contados e liberados. O resultado obtido está disposto na tabela abaixo:


Os grupos registrados representam respectivamente a:

a) Ordem Coleoptera – Classe Arachnida – Classe Aracnida – Classe Gastropoda – Ordem Orthoptera.

b) Ordem Hymnoptera – Classe Arachnida – Classe Aracnida – Classe Gastropoda – Ordem Orthoptera.

c) Ordem Hymnoptera – Classe Arachnida – Classe Aracnida – Classe Cephalopoda – Ordem Orthoptera.

d) Ordem Hymnoptera – Classe Arachnida – Ordem Insecta – Classe Gastropoda – Classe Orthoptera.

04. (PUC-RS) Responda esta questão com base na árvore filogenética dos mamíferos, obtida de dados moleculares.



Fonte: Adaptado de Springer et al., 2004: Molecules consolidate the placental mammal tree. Trends in Ecology and Evolution, 19 (8): 430-438.

Avaliando os números indicados na árvore, a partir de que momento na evolução dos mamíferos todas as espécies possuem uma placenta formada pelo alantoide e o córion (exclusiva dos eutérios)?

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

05. (UFPB) Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.

Com relação aos organismos citados, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I   II

0  0 – Amazonetta brasiliensis e Schinopsis brasiliensis pertencem a gêneros diferentes.

1  1 – Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem ao mesmo gênero.

2  2 – Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem a classes diferentes.

3  3 – Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem ao mesmo filo.

4  4 – Callonychium brasiliense e Amazonetta brasiliensis pertencem a filos diferentes.

06. (FGV)

PLANTA OU ANIMAL? CONHEÇA ALGUNS DOS MISTÉRIOS DOS CERIANTOS, ESTES SERES TÃO DIFERENTES DAS DEMAIS ESPÉCIES MARINHAS.

(“Terra da Gente”, agosto de 2008)

Os ceriantos são do filo Cnidaria, o mesmo das águas vivas e das anêmonas marinhas. Desse modo, é correto dizer que os ceriantos:

a) são animais, reino Animalia, cujos representantes são eucariontes, multicelulares e heterótrofos.

b) são animais, reino Animalia, cujos representantes podem ser unicelulares ou multicelulares, mas exclusivamente eucariontes e heterótrofos.

c) são plantas, reino Plantae, cujos representantes são eucariontes, multicelulares e autótrofos.

d) são plantas, reino Plantae, cujos representantes podem ser unicelulares ou multicelulares, mas exclusivamente eucariontes e autótrofos.

e) não são plantas nem animais, mas pertencem ao reino Protista, cujos representantes podem ser eucariontes unicelulares heterótrofos ou multicelulares autótrofos.

07. (UFPI) Desde o período Cambriano, os protostomados e os deuterostomados, linhagens monofiléticas, vêm evoluindo separadamente. Os protostomados possuem sistema nervoso ventral, cordões nervosos pareados e larvas com cílios compostos, ao passo que os deuterostomados apresentam um sistema nervoso dorsal e larvas com um único cílio. São exemplos de protostomados pseudocelomados os filos:

a) Rotifera, Nematoda e Nematomorpha.

b) Annelida, Mollusca e Nemertea.

c) Echinodermata, Hemichordata e Chordata.

d) Uniramia, Crustacea e Chelicerata.

e) Bryozoa, Brachiopoda e Phoronida.

08. (UEL) Você recebe nove cartões. Sua tarefa é formar dois grupos de três cartões, de modo que, no grupo I, sejam incluídos apenas os cartões que tenham características exclusivas do reino Monera e, no grupo II, apenas cartões que tenham características exclusivas do reino Protista.


Assinale a alternativa que apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II, respectivamente:

a) Grupo I : cartões 1, 5 e 6;

Grupo II: cartões 4, 7 e 9.

b) Grupo I : cartões 2, 3 e 5;

Grupo II: cartões 1, 6 e 8.

c) Grupo I : cartões 3, 6 e 8;

Grupo II: cartões 1, 5 e 7.

d) Grupo I : cartões 2, 3 e 6;

Grupo II: cartões 1, 4 e 8.

e) Grupo I : cartões 2, 3 e 5;

Grupo II: cartões 4, 7 e 9.

09. (UEPB) Relacione a característica com o filo correspondente:

I. Possui representantes no mar, na água doce e no ambiente terrestre; seu corpo apresenta 3 regiões básicas: a região cefálica, a massa visceral e o pé; na cavidade bucal encontramos a rádula, estrutura exclusiva deste grupo.

II. Reúne o maior número de espécies do reino animal; apresentam metameria, mas têm tendência à formação de tagmas; apresentam exoesqueleto quitinoso.

III. São celomados; apresentam metameria; possuem sistema digestório com boca e ânus e sistema excretor formado por metanefrídios; sistema circulatório fechado; sistema nervoso ganglionar e respiração geralmente cutânea.

IV. Apresentam uma cavidade interna denominada espongiocele, tendo como tipos morfológicos o asconoide, o siconoide e o leuconoide.

V. Podem ser natantes, sésseis e coloniais. Apresentam boca e cavidade gastrovascular. São os primeiros seres na escala evolutiva a apresentarem cavidade digestória. Apresentam um tipo especial de célula denominada cnidócito.

(    ) Filo Porifera

(    ) Filo Cnidária

(    ) Filo Mollusca

(    ) Filo Annelida

(    ) Filo Arthropoda

Assinale a relação correta:

a) V; IV; I; III; II.

b) IV; V; I; III; II.

c) IV; V; III; II; I.

d) I; V; III; IV; II.

e) III; I; V; IV; II.

10. (UFPB) O cladograma abaixo, apresenta as relações filogenéticas hipotéticas entre grupos de espécies de seres vivos (A até F).


Com base no cladograma, pode-se afirmar:

I. As espécies A, B e C formam um grupo parafilético.

II. As espécies D, E e F formam um grupo monofilético.

III. As espécies B, C e D formam um grupo polifilético.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) I e II.

b) I e III.

c) I.

d) II.

e) II e III.

11. (CEFET-SP) Ao estudar um costão rochoso, um aluno fez o esquema de dois tipos de animais encontrados, A e B, e de um tipo de alga (C).


(Bizzo, N. e outros. Ciências v.1.2000)

Os animais A e B apresentam grau de parentesco mais próximo, respectivamente, com:

a) o caramujo e o caranguejo.

b) o siri e o camarão.

c) a anêmona e a ostra.

d) a esponja e a barata-da-praia.

e) o camarão e a ostra.

12. (CEFET-MG) A figura a seguir ilustra exemplos de seres vivos de cinco reinos.


Segundo a classificação sugerida por Whittaker e modificada por Margulis e Schwartz, é correto afirmar que os:

a) procariontes unicelulares são representados por (1) e (2).

b) seres que realizam a fotossíntese pertencem ao (3) e (4).

c) eucariontes pluricelulares são encontrados no (4) e (5).

d) seres unicelulares destituídos de parede celular estão no (2) e (3).

13. (UFG) Analise os cladogramas a seguir que ilustram dois sistemas de classificação: sistema A, no qual os seres vivos são classificados em dois reinos, e sistema B, no qual os seres vivos são classificados em cinco reinos.


A análise dos cladogramas A e B permite concluir que:

a) Pelo sistema A, as diatomáceas e as amebas são classificados no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Monera.

b) Por ambos sistemas, os musgos são ancestrais das clorofíceas e das rodofíceas.

c) Por ambos sistemas, as estrelas-do-mar são ancestrais das tênias e das aranhas.

d) Pelo sistema A, as leveduras, o fermento biológico, são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Fungi.

e) Por ambos sistemas, os peixes e as planárias são ancestrais de águas-vivas e de corais.

14. (UNIFESP) “Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também frequente naquela região”. Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados:

a) 3 gêneros e 3 espécies.

b) 3 gêneros e 4 espécies.

c) 3 gêneros e 6 espécies.

d) 4 gêneros e 4 espécies.

e) 4 gêneros e 6 espécies.

15. (UFPB) Com relação aos aspectos evolutivos, funcionais e morfológicos, que devem ser considerados na elaboração de sistemas de classificação dos seres vivos, identifique os que são pertinentes:

I    II

0   0 – O grau de parentesco entre as espécies de cada grupo.

1   1 – A construção de grupos monofiléticos.

2  2 – A função das  estruturas e  órgãos das  espécies  como  mais importante que sua morfologia.

3  3 – A construção de grupos que incluam todos os descendentes de uma única espécie ancestral.

4  4 – A construção de grupos naturais independentes de suas espécies ancestrais.

16. (UFPR) O conhecimento da biodiversidade é fundamental para sua conservação e para o uso sustentável. No entanto, a biodiversidade sobre a Terra é tão grande que, para estudá-la, faz-se necessário inicialmente nomeá-la. Os seres vivos não podem ser discutidos ou tratados de maneira científica sem que sejam denominados e descritos previamente. Os nomes científicos dão um significado universal de comunicação, uma linguagem essencial do conhecimento da biodiversidade, servindo também como um banco de dados único de informação. É inerente ao ser humano a necessidade de organização dos objetos em grupos, simplificando a informação a fim de facilitar seu entendimento. Nesse contexto se insere a classificação biológica.

Considere as afirmativas a seguir, correlacionadas com o texto acima:

1. As categorias taxonômicas são, em ordem hierárquica: Reino, Filo, Família, Ordem, Classe, Gênero e Espécie.

2. Os seres vivos estão distribuídos nos seguintes reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animália).

3. A partir do texto, deduz-se que as regras de nomenclatura garantem uma única linguagem universal da informação biológica.

4. O processo de identificação de um ser vivo consiste em estabelecer uma correlação de identidade entre o exemplar objeto da identificação e aquele que já foi classificado, definindo assim seu nome científico.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

17. (UFMT) O tema da aula de Biologia era a biodiversidade encontrada em residências. O professor pediu que cada um dos cinco grupos de alunos listasse os organismos que normalmente podem ser encontrados nas residências. Os grupos apresentaram as seguintes listas:

Grupo I – ácaros, bactérias, protozoários, helmintos

Grupo II – vírus, lagartixas, protozoários, aranhas

Grupo III – formigas, baratas, mariposas, percevejos

Grupo IV – bactérias, protozoários, leveduras, besouros

Grupo V – formigas, peixes, tartarugas, leveduras

Assinale o grupo que listou unicamente artrópodes.

a) Grupo II.

b) Grupo I.

c) Grupo III.

d) Grupo V.

e) Grupo IV.

18. (CEFET-SP) Uma nova espécie de ser vivo foi descrita por biólogos marinhos. Algumas das principais características dos exemplares coletados são: apresentam sistema respiratório branquial; um exoesqueleto protege os órgãos internos; locomovem-se graças às várias pernas que possuem; alimentam-se de fragmentos de animais que encontram no fundo do mar; possuem 2 pares de antenas sensoriais. De posse dessas informações, os biólogos deverão incluir essa nova espécie no grupo dos:

a) vertebrados (Peixes).

b) equinodermos (Estrelas-do-mar).

c) vermes (Platelmintos).

d) artrópodes (Crustáceos).

e) anelídeos marinhos (Poliquetas).

19. (UFC) Dentre a imensa diversidade de organismos presentes no ambiente, são apresentados a seguir três importantes grupos. Relacione as colunas de acordo com as características e a utilização dos organismos citados.

COLUNA I

I. Bactérias

II. Protistas

III. Fungos

COLUNA II

(   ) Pluricelulares, eucarióticos, heterotróficos e utilizados em biotecnologia.

( ) Unicelulares, sem separação física entre o material genético e o citoplasma e utilizados na limpeza de ambientes degradados.

(  ) Unicelulares, eucarióticos, heterotróficos e utilizados como indicativos de possível presença de petróleo.

( ) Unicelulares, eucarióticos, autotróficos e utilizados na produção de abrasivos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) III, II, I e II.

b) II, I, III e II.

c) III, I, II e II.

d) II, III, II e I.

e) I, II, III e II.










1 comentários:

dline disse...

Obrigado professor, muito bom esse material.

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